quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

A missão dos Missionários Xaverianos na Amazônia


A MISSÃO DOS MISSIONÁRIOS XAVERIANOS  no mundo
 A missão dos xaverianos é proclamar o Reino de Deus onde não é conhecido, denunciando tudo o que a ele se opõe, revelando-o já presente nos sinais e colaborando para a sua vinda. (Constituições Xaverianas nº 7)
A missão deles dentro da Igreja é a animação missionária nas comunidades cristãs, para que elas não se fechem em si mesmas, mas se abram com coragem ao mundo, com particular atenção aos destinatários privilegiados do Reino: os pobres, os fracos, os marginalizados pela sociedade, as vítimas da opressão e da injustiça.
Dom Guido os enviou ao mundo afora para realizar o seu sonho audacioso: “Fazer do mundo uma só família”.

ATUAÇÃO XAVERIANA NO BRASIL

Os Xaverianos chegaram ao Brasil em 1953, em resposta a um apelo do papa, que pedia às congregações que enviassem missionários para a América Latina.
Seu primeiro campo de trabalho foi o Norte do Paraná. As pessoas, vindas de todas as partes, buscavam naqueles lugares “novos” um futuro melhor para si e seus filhos. A presença dos Xaverianos significou, então, não apenas uma presença de anúncio do Evangelho, mas também uma colaboração determinante para o progresso material, econômico e social da região.
Em 1961, os xaverianos foram para a Amazônia na recém-criada Prelazia de Abaeté do Tocantins, a atual Abaetetuba PA. De lá, foram até ao Xingu, no Sul do Pará, atuando junto à população que afluía de todos os cantos do Brasil à procura de terra e de um futuro melhor. Neste contexto particularmente conflituoso e violento, os xaverianos se colocaram decididamente do lado dos pobres, dos povos indígenas e dos sem-terra.
No fim dos anos 70, os xaverianos assumiram o desafio das periferias das grandes cidades onde se verificava a explosão dos conjuntos habitacionais. Lá, eles se empenharam na formação de comunidades eclesiais de base e nas pastorais populares.
Vivendo a aventura de uma Igreja que se colocava decididamente do lado dos pobres, enriqueceram sua fé com a festiva cultura brasileira e ofereceram à Igreja local seu carisma através da animação missionária e da formação de futuros missionários.


Nenhum comentário:

Postar um comentário