domingo, 28 de abril de 2013

Um Presente de Deus: A "Fazenda da Esperança" dom Guido Maria Conforti em Tucumã PA



1 - ORIGEM da Fazenda da Esperança 

A Fazenda da Esperança é uma comunidade terapêutica de recuperação de toxicodependentes criado pelo alemão frade franciscano Hans Stapel, ofm e pelo leigo consagrado Nelson Giovanelli Rosendo dos Santos no dia 29 de junho de 1983 no município de Guaratinguetá, estado de São Paulo.
Frei Hans, em 1979, assumiu como pároco a paróquia Nossa Senhora da Glória, no bairro do Pedregulho, em Guaratinguetá / SP, e ofereceu ao grupo de jovens dessa comunidade o estilo de vida que conhecerá por meio do contato com o Movimento dos Focolares, fundado por Chiara Lubich, que incentiva a colocar em prática frases e/ou conhecimentos tirados do evangelho.
Um jovem paroquiano, Nelson Giovanelli Rosendo dos Santos, animado por um dos ensinamentos da Palavra de Deus, passa a se relacionar com um grupo de jovens, na esquina da rua de sua casa, onde comercializavam e consumiam drogas, álcool e cigarros. Nessa esquina, originou-se várias situações: festa de aniversário de um dos jovens que Nelson e sua irmã levaram bolo para comemorar, bicicleta de Nelson emprestada a um dos jovens que a trocaria por drogas, mas a devolveu limpa e consertada; e outros acontecimento, entre eles, o pedido de Antônio Eleutério para sair daquela vida de dependente químico. Antônio disse: "Não agüento mais ver minha mãe sofrer. Me leve pra onde você quiser. Quero alguém que me acompanhe 24 horas por dia". Precisava de uma pessoa o tempo todo ao seu lado para conseguir, porque sozinho já tinha tentado e não era possível.
Nelson trabalhava o dia todo e não podia estar junto, então, fez a proposta ao frei Hans: todos os dias, encontrariam-se na Paróquia da Gloria, onde orientados pelo Frei, escolheriam uma Palavra de Deus para colocar em prática no dia seguinte e, à noite, se reuniriam para contar como viverá essa Palavra e escolheria outra para o próximo dia. Nelson acreditava que só Deus poderia estar o dia todo ao lado de Antônio.
Mais tarde, outros jovens da esquina se juntaram a esse grupo, foi quando decidiram viver junto e alugaram uma casa, no bairro do Pedregulho, próximo a Paróquia. Nelson colocava o que ganhava em seu trabalho em comum e frei Hans deu um roçadeira, tesoura e outras ferramente para os jovens que buscavam recuperação trabalharem na limpeza de jardins dessa comunidade.
Depois dessa experiência, inaugurou-se a primeira “Fazenda da Esperança” na zona rural de Guaratinguetá. Em 1987, nasceu a primeira comunidade da Fazenda da Esperança fora da cidade de Guaratinguetá, sendo em Coroatá, no estado do Maranhão. Os anos se passaram e novas Fazendas eram abertas, mas a explosão no número de comunidades veio na década de 1990 e seguinte. A quarta inauguração atravessou fronteiras e com isso inaugurava-se, em junho de 1998, a primeira Fazenda da Esperança no exterior, sendo na terra de frei Hans, em Berlim, na Alemanha.
Em 2007, a Fazenda da Esperança recebeu a visita do Papa Bento XVI que emocionou o mundo inteiro, quando Bento XVI abandonou os protocolos e saiu andando entre os jovens outrora marginalizados pela sociedade.
Como o pai acolheu o filho pródigo, o Papa com seu gesto paterno, foi ao encontro dos jovens que outrora estavam no inferno das drogas, os abraçou e deixou uma missão para cada um realizar no dia-a-dia em nossa sociedade: “Vocês devem ser os Embaixadores da Esperança!”, pediu Bento XVI.

A Obra Social Nossa Senhora da Glória - Fazenda da Esperança, atualmente, já se espalhou por 24 dos 27 Estados do Brasil e por outros países do mundo, como Rússia, Filipinas, Moçambique, Alemanha, México, Guatemala, Paraguai, Uruguai, Portugal e Argentina.

2 - Trabalho Voluntário
A força que move as Fazendas da Esperança, desde o início, é o trabalho voluntário.
As pessoas dispõem suas energias, criatividade e vida aos jovens em recuperação.
O voluntariado é o segredo desta obra que cresce pela doação de muitos.
Tirar um jovem da marginalidade é, sobretudo, um chamado de Deus!

3 - Família da Esperança
A “Associação Internacional de Fiéis”, reconhecida pela Igreja Católica, é chamada de Família da Esperança. O reconhecimento pontifício foi realizado em cerimônia, no Pontifício Conselho pelos Leigos, pelo cardeal Stanislaw Rilko, no dia 24 de maio de 2010.
Seus membros vivem e trabalham nas Fazendas da Esperança. Podemos dizer que a Família da Esperança é a alma da Fazenda da Esperança.
Ela tem como objetivo geral a santificação dos seus membros através da prática do amor recíproco, da vivência das Palavras do Evangelho, da Eucaristia e dos outros sacramentos, da adesão alegre a Jesus Abandonado e da imitação da Virgem Maria, a Mãe da Esperança. Busca concretizar, em serviços e obras, as respostas do evangelho aos problemas e sofrimentos da humanidade, contribuindo para que se realize o desejo de Jesus: “Que todos sejam um para que o mundo creia” (Jo 17,21).
Os membros da Família da Esperança constituem uma só família de irmãos e irmãs, que recebem o chamado comum de colocar Deus em primeiro lugar na sua vida e de doar sua vida aos irmãos. A Família da Esperança abriga no seu seio a diversidade e a complementaridade de diversas formas de vida, pelo reino de Deus: os celibatários, os casados, os sacerdotes e aqueles que ainda estão incertos sobre sua forma de vida, para os quais a Família da Esperança oferece um caminho de discernimento e formação. 
Todos os membros se identificam e se unem pelo compromisso de viver a virtude da Esperança, que faz contemplar, além das chagas da humanidade, a vitória do Ressuscitado.

4 - Vocação
Deixar pais, emprego e até seu país para uma vida de doação é uma vocação.
Doar-se 24 horas por dia para ver os jovens livres da droga é uma vocação.
Na Fazenda da Esperança os vocacionados se dispõem em diversas vocações: religiosos e religiosas, casados, solteiros, padres, consagrados celibatários, todos têm um espaço dentro dessa comunidade.
Eles pertencem a Família da Esperança, a associação de fiéis, reconhecida pela Igreja e responsável pelo trabalho da Fazenda da Esperança.

5 - A “Fazenda da Esperança” São Guido Maria Conforti em Tucumã PA

No dia 10 de Março de 2013 nasce em Tucumã a 89.ma “Fazenda da Esperança” dedicada a São Guido Maria Conforti. A novantésima “fazenda” será construída na Itália.
Em Tucumã, Pará, a semente foi plantada faz 3 anos pelo Pe. José Borghesi, hoje pároco em São Félix do Xingu. O Pe. Massimo Bartoli, novo pároco de Tucumã, com o seu típico dinamismo, deu continuidade ao projeto inicial.
O casal Jorge e Edite ofereceram uma área para a instalação da Fazenda da Esperança em Tucumã.
Pe. Massimo com Dr. Paulo(Milanos) e Sr. Ivo (Laticínio ILDA) foram à cidade de Coroatá-MA para apresentar a planta da casa e conhecer Frei Hans. Voltaram entusiastas e com muito empenho e com a colaboração de toda comunidade cristã de Tucumã começaram as construções da casa para 18 jovens,uma quadra coberta e a reforma de uma pequena casa já existente. Os padres xaverianos ofereceram mais de 50.000 reais. Um mês antes da inauguração chegaram 11 missionários, jovens voluntários já recuperados, para a conclusão das obras e a divulgação nas comunidades vizinhas, foram 30 dias de muito trabalho destes jovens volontários que espalharam alegria e esperança em toda Tucumã.
 Finalmente chega o dia da inauguração com a presença dos fundadores Frei Hans e Nelson Geovanelli e também o bispo de Conceição do Araguaia Dom Domenique e os padres das paróquias vizinhas entre eles Pe José, que deu início a este sonho. Marcaram presença quase 1000 pessoas demonstrando carinho e apoio a mais uma Fazenda da Esperança. Hoje estamos felizes, na certeza que a presença de DEUS e a vivência do evangelho vai transformar muitas vidas. Temos uma metodologia baseada no tripé da esperança que é Espiritualidade,convivência e trabalho. Todos meninos e meninas que chegam totalmente debilitados, tanto fisicamente como espiritualmente, experimentam este amor dos que já estão com algum tempo de caminhada e os que estão a frente da obra em ver Jesus em cada um que chega com todas suas dificuldades e anseio de mudança de vida.Todas as fazendas são auto-sustentáveis. Os meninos e meninas vivem do seu trabalho, valorizando-se como pessoa. É uma forma de terapia ocupacional.
A locomotiva que puxa tudo isto é a espiritualidade: o amor a Deus e o amor aos jovens em recuperação. A semente da Esperança é levada a lugares onde há famílias que sofrem com a dependência química e do álcool, tornando-se uma árvore que gera vida e alegria para todos.
O Rotary Club da Itália doou uma Kombi e um trator com equipamentos para iniciar os trabalhos.
Estamos acolhendo pessoas em dificuldades, que queiram mudar de vida. Para informações entrar em contato com a secretária da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Tucumã (94)3433-1478. Estamos de portas e corações abertos. (Valter Freitas, responsável).
Dom Erwin, o bispo da Prelazia do Xingu, maior em extensão do que toda Italia, não teve condições de participar, mas enviou uma carta encorajadora:
“Amigas e amigos, irmãs e irmãos caríssimos.
Obrigado pelo honroso convite, mas não me será possível participar do evento por mais que quisesse. Asseguro no entanto minha presença espiritual no dia em que a Fazenda da Esperança São Guido Maria Conforti é inaugurada. Estou surpreso que em tão pouco tempo um sonho acalentado há anos se concretizou e fico imensamente grato ao Padre Massimo por todo o seu empenho em favor desta causa. Agradeço aos padres xaverianos, a todas as entidades e instituições, pessoas físicas e jurídicas pela colaboração para tão importante obra. Desejo à nova instituição muito bom êxito em favor das pessoas e famílias flageladas pela dependência química. Acompanharei com minhas orações todas as pessoas que passarão pela Fazenda. Saúdo ainda todas as autoridades que se fazem presentes no dia da inauguração. De modo especial quero dar as boas vindas na Prelazia do Xingu aos que vieram de tão longe: Frei Hans, Nelson Giovanelli e Padre Luiz Menezes. Com um cordial abraço, Erwin, bispo do Xingu”.
Interessante é saber o porque a Fazenda foi dedicada a São Guido. A escolha do nome não foi iniciativa de Pe. Massimo, mas dos Romeiros de Tucumã que foram em Roma para a beatificação de São Guido. Pe. Massimo e os padres xaverianos da prelazia do Xingu acolheram com alegria a proposta e a fazenda foi proclamada a “Fazenda da Esperança São Guido Maria Conforti” e assim ficará para a história. Dom Guido gosta de ficar com o povo da Amazônia.
Como lembranças da inauguração da Fazenda, Pe. Massimo, pároco uscente de Tucumã e PE. Paolo Andreolli, o novo pároco, fizeram questão de plantar uma muda de jambeiro. Era um pequeno sinal de vida nova que começava a existir naquele espaço de floresta amazônica e era um compromisso que a Fazenda, padres e leigos, assumia em defesa da nossa mãe terra e das suas maravilhas.
Pe. Amadeu, brasiliano, de poucas palavras, mas de um profundo espírito missionário, comunicou a sua alegria em estar presente na inauguração da Fazenda e disse que o seu desejo era de terminar a sua vida, não na Casa Xaveriana de Parma, mas na Fazenda da Esperança São Guido Maria Conforti. Assim seja também para mim.
Marcello Zurlo, amigo de José, Massimo, Paolo, Amadeu, Primo, Pascal  missionário xaveriano em Abaetetuba e Belém
25 de abril de 2013, dia de são Marcos Evangelista