terça-feira, 31 de dezembro de 2013

FELIZ ANO 2014

Amigos Xaverianos,  
hoje trocamos os votos de um Feliz Ano Novo, ano de felicidades, de prosperidade, de melhora, de saúde, de um ano cheio de bens, de coisas lindas. Mas me parecem votos formais, sem efeitos, só para ser educados e fazer o que todo mundo faz. Passada a euforia da noite do ano, eis aí a dura realidade da vida, o desemprego, o salário de miséria, os jovens assassinados ao lado da rua, os assaltos em pleno dia, a falta de segurança, os preços subindo...Me pergunto:  
"é possível que sobre o velho mundo que morre, resplandeça a esperança?"
Pensei nas palavras do apocalipse cap. 21: “Vi um novo céu e uma nova terra. Eis aí a tenda de Deus no meio dos homens! Ele vai morar com eles. Eles serão o seu povo e Ele, o Deus conosco, será o seu Deus. Ele vai enxugar toda lágrima dos olhos deles, pois nunca mais haverá morte, nem luto, nem grito, nem dor”.
* Que votos fazer, então? Vamos tentar de fazer votos-compromissos, com total confiança naquele que tudo pode. 
* Preparei até uma imagem de bolso, mais leve do que o cartão de crédito, imagem que poderia nos acompanhar em todo canto do nosso ir e vir.
 Quem quiser uma cópia para a sua carteira, é só falar com a coordenação do Gamix. A imagem representa o lava-pés de Jesus.
O exemplo de Jesus nos convida a lavar os pés da humanidade, sem pedir nada em troca, nem a fé em Deus.
Os símbolos, que Jesus usou, se tornam os novos símbolos de nós missionários: 
o avental, a jarra e a bacia.  
São os símbolos dos amigos xaverianos, que tens como programa:
 em tudo, amar e servir.
E nossa Igreja, a Igreja de papa Francisco, se torna a "IGREJA DO AVENTAL".
Com estes votos queremos dar a nossa pequena e humilde colaboração para uma melhora dos que estão ao nosso redor e para fazer do mundo uma só família.
Aquele abraço do Ano Novo.
Marcello Zurlo
Diretor espiritual do Gamix

Belém 01-01-2014