domingo, 6 de outubro de 2013

O PATRIARCA DOS XAVERIANOS DA AMAZÔNIA




O PATRIARCA DOS XAVERIANOS DA AMAZÔNIA
Pe. Dante Mainini, 95 anos
Tenho dificuldade para encontrar as palavras certas a fim de apresentar o nosso venerando xaveriano pe. Dante Mainini, patriarca de toda a comunidade xaveriana atuante em Abaetetuba desde o ano 1966.
Tenho no coração pelo pe. Dante um amor diferente, uma grande estima pela sua autenticidade, pelo seu ardor missionário e apostólico. Em primeiro lugar estava o povo, que o Dante acolhia em qualquer momento e em qualquer hora, sempre disponível.
Vivi 11 anos em Abaetetuba com pe.Dante; ele vigário geral da diocese e pároco da catedral. A cidade era uma só paróquia, unida num só povo, uma só era a linha pastoral planejada pelo santo bispo dom Angelo Frosi.
Dividimos a cidade numa meia-dúzia de setores, com as estruturas necessárias como igreja e centro de pastoral (como se fossem paróquias), mas tudo era coordenado pelo pe. Dante e uma “meia-dúzia” de xaverianos, fundando CEBs, apostando nos pequenos e na formação dos leigos, lutando pela justiça e pela paz, arriscando a vida, vivendo juntos. Eram os xaverianos, filhos de São Guido Conforti. 
Depois da morte do bispo, dom Ângelo, pe. Dante renunciou ao seu serviço de vigário geral da Diocese e de pároco da catedral e escolheu, como sua nova casa, a comunidade mais pobre e menos estruturada da periferia de Abaeté, uma comunidade que, para ter um pedaço de terra, onde construir a sua choupana, teve que ocupar terrenos paludosos e insalubres da periferia de Abaeté. Aqui pe. Dante, após os oitenta anos, construiu o seu reino dos céus, entre os mais pobres dos pobres. Com eles construiu a igreja e o centro de pastoral, com eles anunciava a Palavra de Deus e vivia a sua vocação xaveriana, como filho autêntico de São Guido.
Esta comunidade, dedicada a São João, teve o prazer de celebrar, o primeiro de outubro, um momento de fraternidade para festejar os 95 anos do seu mestre e diretor espiritual. Coisas simples, a santa Missa e a partilha do bolo com cantos e música.
Gosto de visitar o face book dos amigos e descobri um tesouro inestimável, descobri a riqueza dos sentimentos e dos afetos mais puros do povo de Abaeté dando os parabéns ao pe. Dante. Vou copiar e colar em baixo estes votos, assim como foram escritos, merecem de ser meditados.



OS VOTOS DO POVO no facebook
Hoje é um dia muito especial não somente para mim, mas para todos nós da Comunidade de São João pois no dia de hoje, o nosso querido Padre Dante Mainini, está completando 95 anos de idade.
Meu grande e amado pastor que sempre me acompanhou em minha caminhada cristã dentro da minha querida Comunidade de São João, pessoa ela iluminada por Deus e que dedicou a sua vida ao serviço do Povo de Deus.
Agradeço bastante a Deus por ter enviado ao mundo um Pastor tão bom, tão simples, tão amável e de imensa sabedoria divina. Pessoas especiais como você ficam para sempre gravadas em nossos corações.
Parabéns Padre Dante Mainini, pelos seus 95 anos de idade.

 Pe. Marcello Zurlo Na minha pequinêz quero lembrar o aniversário de 95 anos do nosso grande irmão pe. Dante Mainini. Ele foi meu professor em teologia na Itália, estimado e apreciado por todos os xaverianos do mundo afora. Ele é o cara. Ele é um dos nossos. Ele é o padre xaveriano. Ele é um filho verdadeiro de são Guido. Ele é um exemplo e uma testemunha para a nossa vida cristã. Abaetetuba celebrou hoje com grande solenidade os seus 95 anos . Ele merece”

Milene Tavares Ano passado passei esse niver na comunidade...mas agora de longe desejo a graça de Pentecostes a ele...jah q ele nn qr muitos anos de vida...vinde Espírito Santo.
Lene Santos Parabéns padre dante, muitos e muitos anos de vida.
Josenite Santos Pe Dante graças e bençãos neste dia e que seja exemplo de fé e fidelidade ao amor de Nosso Deus para conosco!
Rosy Ferreira Grande homem. Esbanjando saúde! Parabéns ao nosso querido Padre Dante!

Keil de Abaetetuba "é uma pena q ele não pode ser eterno!"
Maria "que homens abençoados po Tudo Que Tenho Agradeço a Deus"
Elizete “É uma pessoa INCRÍVEL, desejo muita saúde, PARABÉNS!”
Francisco Batista BL “FANTÁSTICO...Paz”.
Raimundo Hosana Negrao Padre Dante. São pessoas como você que nos inspiram a ser melhor.
É um tipo de gente que merece a eternidade Elton
Kéllyton Quaresma Olha pra ele é ter a certeza que podemos atender o chamado de Cristo, sede Santo assim como eu sou Santo. Parabens Pe. Dante pelos 95 anos de vida!
Luciana Santos Um Santo no meio de nós!! Um exemplo para todos nós Católicos de como servir com amor
Fernanda Silva , Que Deus De Muintos Anos De vida A esse otimo Padre,. Pois elle Dedicou bem diser toda Sua vida Para Levar a Palavra Da Salvação A Todos '...
Vitor Hebert Padre dante, exemplo de como viver o sacerdócio fielmente. Parabens homem de Deus.
Eliel Goncalves Ha datas em um ano que nao podemos esquecer, hoje e com certeza uma delas, afinal é o seu aniversario. E mt bm fazer parte deste momento em q todas as pessoas q gostam de vx comemoram mais um ano da sua existência.
Vx e uma pessoa mt especial pra mim, e se vx olhar ao seu redor veras todo mundo querendo lhe dar um abraço bem forte e dizer: FELIZ ANIVERSÁRIO!!!
É natural, pois vx é uma pessoa mt querida, destas q agente encontra pra conversar e nem se importa em ver o tempo passar.
Gostaria sinceramente q soubesse q torço pela sua felicidade e pelas suas vitórias.
Desejo a vx um dia repleto de boas surpresas e muitas alegrias. Parabéns e feliz aniversário Padre Dante.
Juliete Souza  ele tem sabedoria divina.

 "Apezar de minha ausencia na igreja,ñ posso esqueçer jamais do nosso querido padre DANTE. Deus mandou você pra cá, para que nosso comunidade fosse melhor.E deu CERTO.PADRE DANTE É DIMAIS...."

Patrick Ferreira "te gastarás até a morte!" PADRE DANTE!!! INSPIRADOR!
Graça Sardinha Esse é abençoado por DEUS. Somos privilegiados por tê-lo conoscoParte superior do formulário



Mayane Santos parabens q papai do ceu continue abencoando ,ele hj i sempre pra q ele possa c esse homem amavel i companheiro amigo ,cm as pessoas q fazem parte d sua vida i d sua caminhada...felicidades e oq desejo hj i sempre s2
Lourdinha Ferreira Parabéns é muito pouco para homenagear uma pessoa como o padre Dante. Pra mim, ele é um Santo vivo no meio de nós. Que Deus , na sua bondade infinita, possa dar_lhe ainda, muita saúde e muita força para continuar no meio de nós. As bênçãos e graças do céu estão sobre ele, hoje e sempre.
Maria José Barros Q Deus o ilumine sempre e cubra-o de bençãos. Parabéns Padre Dante!
Fabricio Sousa Q Deus nos proporcione mais anos cm sua presença....Parabéns!
Rafael Correa Parabens Dadre Dante,

Júlio Miguel Oliveira Que Deus o conserve sempre assim um verdadeiro exemplo de Padre. Parabéns Padre Dante
Marcello Zurlo Não posso faltar eu que vi nascer a comunidade de são João, a acompanhei nos primeiros passos, juntos fizemos o primeiro Círio no 1993. Também eu quero dizer ao pe. DANTE que como xaverianos somos simples instrumentos na mão do PAI MAIOR. É ELE QUEM FAZ O BEM. PARABÉNS A PE.DANTEParte inferior do formulário

Rosy escreveu: "Grande homem. Esbanjando saúde! Parabéns ao nosso querido Padre Dante!"

 "parabens q papai do ceu continue abencoando ,ele hj i sempre pra q ele possa c esse homem amavel i companheiro amigo ,cm as pessoas q fazem parte d sua vida i d sua caminhada...felicidades e oq desejo hj i sempre s2"


Luciana escreveu: "Um Santo no meio de nós!! Um exemplo para todos nós Católicos de como servir com amor ."

D Elton escreveu: "É o tipo de gente que merece a eternidade!! Parabéns. :-)"

Lizete escreveu: "nosso sabio padre dante."

Josiane escreveu: "Grande mestre esse homem muito sabio"
1 de outubro de 2012

Agradecemos ao Deus todo poderoso, por nos ter enviado para a nossa Comunidade de São João, o nosso Santo Padre Dante Mainini, pessoa que com a sua simplicidade, experiência de vida, amor e dedicação, fez com que a nossa Comunidade de São João crescesse cada vez mais, por isso agradecemos a Deus por mais um ano de vida de nosso querido PADRE DANTE, FELIZ ANIVERSÁRIO DE 95 ANOS
Sonia Helena seu exemplo de missionário e amor comove a todos os casais que hoje estão engajados na pastoral familiar muitas benção para este santo homem.
Leandro Farias Padre Dante , pastor de muitas palavras sábias . A cada homilia que ele faz deixa a vc um grande ensinamento .
Parabens padre e muito obrigado por nos ensinar como seguir o projeto de DEUS.
Carmem Vilhena Araújo Parabens Padre Dante, que voce continue pregando a palavra de Deus!
Acivaldo Negrão Nosso sacerdote vovô fez aniversário e nós ganhamos o presente, Santo Dante. Feliciddes e obrigado pelo testemunho de vida , não de boca.
João Pontes Dos Santos Que bom vê-lo assim, pensar que ele celebrou a missa
Anderson Lima Maciel COM ESSA SAUDE DE UM MENINO DE 15 ANOS O PADRE DANTE VAI COMINHANDO COM O POVO MARIANO UM ADRAÇO DOS JOVEN DA PJ DE ABAETETUBA-PA
Marcello Zurlo Ele é um grande xaveriano.Ele nos abençoa.

Eugenio Melandri IT Tanti auguri Padre Dante

Liduina Filo Creão Garcia BL Conheci- o em Abaetetuba juntamente com minha irmã Sandra. Ficamos encantadas com seu VIVER DE AMOR. CONTINUA SUA MISSIONARIDADE na sua simplicidade do dia a dia. É linda sua vida e seu TESTMUNHO VIVO.!!!! PARABÉNS PE. DANTE pedimos tua bênção.


Belém 01-10-2013
Pe. Marcello Zurlo
Diretor espiritual do GAMIX