quinta-feira, 7 de novembro de 2013

São GUIDO MARIA CONFORTI Celebração dos PADRES XAVERIANOS

Dia de são GUIDO Celebração dos padres xaverianos
Abaetetuba 05/11/2013


Vieram de Tomé-açu, Concórdia do Pará, Belém, Ananindeua para celebrar juntos o segundo ano da canonização de São Guido Maria Conforti. Era uma celebração reservadas aos padres xaverianos que anunciam o Reino na Diocese de Abaetetuba e de Belém. Os padres do Xingu reuniram-se em Tucumã para a renovação dos votos de Osvaldino com a presença do padre regional, pe. Pino Leoni.
Foi convidado o novo bispo de Abaetetuba, Dom José Maria, para celebrar conosco este grande dia.
Na celebração eucarística o pe. Celio lembrou que veio para evangelizar, mas tinha saudade da enxada e do trabalho do campo. Pe. Savino frisou o audacioso projeto de dom Guido:”fazer do mundo uma só família”.  Pe. Dante entusiasmou-se contando que conheceu pessoalmente dom Guido em Parma quando era criança e que o enterro de dom Guido foi um triunfo e que a zona vermelha de Parma, o além-torrente, pobre e desprezada, fez questão que a salma de dom Guido passasse em triunfo também nas suas ruas. Isso para indicar quanto o bispo dom Guido era amado pelo seu povo.
Dom José Maria lembrou com alegria que foi aluno na teologia do IPAR de pe. Savino e de pe. Masi, educado a ser do povo e viver no meio do povo. A sua glória hoje como bispo é ser uma pessoa “normal”. “A mítria me faz aparecer somente um pouco mais alto”. (Ele é baixinho) “Aos padres xaverianos digo com todo coração que não abandonem a diocese, não somente pelo fato que a diocese precisa de padres, mas sobretudo pelo vosso testemunho missionário”.
Um almoço fraterno encerrou o nosso encontro e todo mundo voltou para as celebrações com o povo nas suas paróquias.
Voltando para Belém chegamos bem no meio de um tororô amazônico. Belém estava debaixo de água. Ruas eram rios e os carros engarrafados. Para chegar em casa gastamos nada menos que cinco horas e meia. Haja paciência!
Belém 05/11/2013

Pe. Marcello Zurlo