sexta-feira, 8 de março de 2013

DIA INTERNACIONAL DA MULHER - Homenagem às AMIGAS XAVERIANAS









DIA INTERNACIONAL DA MULHER

8 de março


Hoje é o dia internacional da mulher. Tão amada, cantada, fotografada, vestida, despida, esculpida, trabalhadora...

Também o GAMIX marca presença. Este artigo é dedicado com muito carinho a todas as amigas xaverianas: netas, sobrinhas, meninas, manas, irmãs, primas, namoradas, jovens, esposas, mães, viúvas, tias, professoras, desempregadas, doentes, avós, bisavós, amigas conhecidas e não conhecidas, amigas de hoje e de amanhã.


O grupo todo do GAMIX deseja, divulgando esta homenagem, criar sempre mais fraternidade, igualdade, amor, colaboração, missionariedade, solidariedade... entre mulheres e homens, caminhando juntos no Reino de Deus, que já estamos procurando que aconteça no meio da humanidade.

o gamix oferece a sua flor com carinho




Um pouco de história do 8 de março
No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.
Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).
Objetivo da Data 
Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.Não se nasce mulher: torna-se”. (Simone de Beauvoir)

MULHER, FLOR 
NO JARDIM DE DEUS




O caminho de Jesus
Para entendermos o valor da mulher diante de Deus e da humanidade e o seu papel essencial, vamos refletir sobre o relacionamento de Jesus com as mulheres, apresentado no Evangelho, sinal claro da novidade do Reino de Deus. Jesus inaugura um tempo novo, uma sociedade nova, um jeito novo de relacionamento entre homens e mulheres e nisto está a boa nova do Evangelho.


A MULHER DISCfPULA DE JESUS
1.     Jesus acolhe as mulheres como discípulas –  Lc 8,1-3
2.     Jesus ensina a Palavra de Deus a una mulher - Lc 10,38-42.
3.     Jesus desafia os preconceitos do seu tempo – Jo 4,5-15

JESUS E AS MULHERES MARGINALIZADAS
1.     A mulher de má fama -  Lc 7,36-50
2.     A mulher adultera – Jo 8,1-11
3      Jesus mostra o Reino presente – Lc 4,16-21
JESUS ENSINA A BOA-NOTÍCIA ATRAVÉS 0 EXEMPLO DE
MULHERES.                    
1.     Jesus e a viuva que deu tudo o que tinha – Mc 12,41-44
2.     Jesus ensina rezar com a assiduidade de uma viúva –
Lc 18,1-8
3.     Jesus cura uma mulher em dia de sábado - Lc 13,10-17
JESUS OPERA MTLAGRES A FAVOR DAS MULHERES.
1.     A sogra de Pedro  - Mt 8,14-15
2.     Jesus e a mulher Cananeia – Mt 15,21-28
3.     A viuva de Naim -  Lc 7,11-17
AS MULHERES NOS MOMENTOS DRAMÁTICOS  DA VIDA DE JESUS
1.     As mulheres na hora da paixão – Lc 23, 44-49 - Mc 15,40-41- Jo 19,25
2.     0 sepultamento – Mt 27,57-61 – Mc 15,47 – Lc 23,55-56
Todas estas páginas do Evangelho, meditadas e rezadas, nos ajudam a formar a nossa consciência cristã em relação ao grande dia internacional da mulher

 ********************************************************

O CANTO DE MARIA

Meu coração louva ao Senhor
Minha alma está alegre por causa de Deus meu Salvador
Porque ele se lembrou de mim sua humilde serva!
De agora em diante todos vão me chamar de mulher abençoada,
Porque Deus poderoso fez grandes coisas por mim, 0 nome dele é santo.
Ele mostra a sua bondade a todos os que o respeitam em todas as gerações.
Estende sua mão poderosa
e derrota os orgulhosos com todos os seus planos.
Derruba dos SEUS tronos reis poderosos,
E eleva os humildes.
Dá fartura aos que têm fome
E manda os ricos embora com as mãos vazias.
Ele cumpriu as promessas que fez aos nossos antepassados,
 e ajudou o povo de israel, seu servo,
Lembrou-se de mostrar a sua bondade a Abraão
e a todos os seus descendentes para sempre. AMEM


A BÊNÇÃO DE NOSSA SENHORA DE GUADALUPE PARA TODAS AS AMIGAS XAVERIANAS


O EXEMPLO DE ALGUMAS MULHERES

Maria, Mãe de Jesus
Deu a luz, criou e educou Jesus Cristo. Nasceu, provavelmente em Jerusalém, por volta de 20 a.C.
Madre Teresa de Calcutá
Importante missionária católica do século XX. Lutou pelos mais necessitados. Ganhou o prêmio Nobel da Paz em 1979. Foi beatificada pela Igreja Católica em 2003. 
 Irmã Dulce
Foi uma importante religiosa católica do século XX. Lutou em prol dos mais carentes e necessitado., destacando-se por suas obras de caridade e assistência social. Foi beatificada pela Igreja Católica em maio de 2011.


"O que aconteceria se uma mulher despertasse de manhã transformada em homem? E se a família não fosse o campo de treinamento onde o menino aprende a mandar e a menina a obedecer? E se houvessem creches? E se o marido participasse da limpeza e da cozinha? E se a inocência se fizesse dignidade? E se a razão e a emoção andassem de braços dados? E se os pregadores e jornais dissessem a verdade? E se ninguém fosse propriedade de ninguém?" 
 Eis o sonho de Charlotte Gillman, um mundo ao contrário onde desfazendo-se a divisão entre opressores e oprimidos não existiria também o predomínio do sexo masculino sobre o feminino. (Nick Onken)




Todos os dias é dia da mulher, mulher mãe, mulher esposa, mulher companheira, enfim, mulher guerreira, mas como elegeram o dia oito de março para homenageá-las, nós do Gamix queremos fazer isso todos os dias do ano oferecendo as nossas preces e pedindo toda manhã e toda noite:
bênção mãeeeeeee!



Belém 8 de março de 2013
Pe. Marcello Zurlo, Diretor espiritual do GAMIX