terça-feira, 22 de outubro de 2013

O NOVO BISPO DE ABAETETUBA DOM JOSÉ MARIA



Chegou o nosso bispo, ele vem aí, ele é da terra, ele é baixinho como nós, ele tem o nosso sangue, ele tem a nossa cor morena, ele vem de montaria dos nossos rios, ele vem do grande Rio Amazônas, ele é de Oéiras do Pará, ele nasceu com a nossa fé, ele é gente nossa, ele é do bom, ele é já o nosso irmão maior, que viverá no meio de nós por 25 anos, se Deus quiser. Ele tem 50 anos e tem tempo para nos conhecer, nos amar e nos defender contra os lobos vestidos de ovelhas, ele não se proclama dono do povo, mas a serviço do povo. Eis a suas palavras: “Esta página é assinada por Jesus Cristo, a missão é dele, a Igreja é dele, o povo é dele, o bispo é dele”.
Ele conta com todos os batizados, protagonistas da nova evangelização. O seu programa maior é a “pastoral vocacional” aberta a todas as vocações, diáconos em todas as paróquias e sobretudo vocações leigas da família, dos jovens, das comunidades, dos movimentos sociais.
Somos redes de comunidades em missão permanente nos rios, nos igarapés, nos campos, na periferia, nas ilhas, na terra firme, na estrada.
“Consagro o meu ministério, consagro o povo de Deus, consagro a nossa diocese, à Nossa Senhora da Conceição, mãe de Deus e mãe nossa”. Somos felizes nas mãos de Nossa Senhora. Viva Nossa Senhora da Conceição!

Cerca de cinco mil pessoas participaram da missa de pos­se de dom José Maria Chaves dos Reis, no sábado, 19 de outubro de 2013, na quadra do ginásio municipal da cida­de. A celebração contou com a presença do arcebispo de Belém, dom Alberto Taveira, e de seu auxiliar, dom Teodoro Mendes, do bispo do Marajó, dom Luiz Azcona, e do bispo da prelazia de Cametá e presi­dente regional da CNBB, dom Jesus Cizaurre.
Estava presente também o patriarca da Diocese, Pe. Dante Mainini de 95 anos, xaveriano dos bons. Quando foi apresentado ao bispo, uma ovação espontânea por parte do povo ressoou no grande ginásio sem nunca terminar.
 Dom José Maria foi nomeado bis­po pelo papa Francisco, no dia 3 de julho. A ordenação episcopal ocorreu na sua terra natal de Cametá, no dia 5 de ou­tubro d 2013.
Dom José Maria é o quarto bispo a assumir o serviço da igreja de Abaeté, desde que a região foi desmembrada de Belém em 1961. Começou como prelazia entregue aos cuidados dos padres xaverianos,com Dom João Gazza. Foi proclamada Diocese com dom Angelo Frosi, xaveriano. Fortificou-se com dom Flavio Giovenale, que foi transferido para a diocese de Santarém.
Dom José vai ter tempo e calma para conhecer o grande território da diocese de Abaetetuba, 28.000 kmq, com 16 pa­róquias em oito municípios, cuja população passa de 500 mil habitantes, nem todos cristãos.
A cerimônia de posse do novo "Irmão Maior" durou mais de duas horas e foi marcada pela animação dos fiéis que ocuparam a quadra e as arquibancadas do ginásio municipal. As diversas paróquias do interior da Diocese levaram suas faixas e bandeiras para saudar o bispo. “Seja bem vindo ao rebanho que Deus lhe confiou. Acolha, caminhe, permanece com ele a cada dia da sua missão, junto de nós!” (paróquia de Tailândia).
 “Tenho tempo, tenho 25 anos para estar com vocês”, disse ele, durante a ho­milia da missa.
"Sejamos uma Igreja em missão permanen­te", "Somos uma família, que se fortalece pela fé e amizade", declarou.

Belém 19 de outubro de 2013
Pe. Marcello Zurlo 
Diretor espiritual 
dos amigos xaverianos da Amazônia