sábado, 9 de novembro de 2013

AMIGOS XAVERIANOS CELEBRANDO A FESTA DE SÃO GUIDO em Belém

OS LEIGOS XAVERIANOS CELEBRAM A FESTIVIDADE DE SÃO GUIDO 2013 - GAMIX

Era o domingo de todos os santos, desde manhã cedo o salão de eventos Jucy, ao lado da Casa Xaveriana Regional, era tudo enfeitado com os painéis de São Guido, São Francisco Xavier, das Missões xaverianas, das Padroeiras dos cinco continentes, do GAMIX, dos Fundadores das Irmãs xaverianas (Giacomo Spagnolo e Celestina Bottego). Uma faixa na rua indicava o lugar certo do encontro dos amigos xaverianos. Um grande vaivém movimentava a cozinha com pacotes e panelas de toda qualidade, cada um trazia o que tinha para partilhar no almoço de todos. A porta abriu-se a 09hs, a mesa do cafezinho e lanche estava pronta para servir os viajantes que vinha de barco, de carro o de ônibus.
Por primeiro, depois do lanche, houve a apresentação do tema por parte de pe. Marcello Zurlo, padre espiritual do grupo e das atividades dos diversos círculos de amigos.
O padre lembrou para nós as motivações que justificavam o encontro neste dia:
1º Celebrar o segundo aniversário da beatificação de dom Guido
2º Celebrar os 10 anos de vida do GAMIX.
3º Explicar o que é um círculo de leigos xaverianos.
·        Um grupo de leigos que, juntos, partilham o mesmo objetivo.
·        O objetivo de seguir os passos de Xavier e Conforti.
·        Guiados pelo carisma dos Xaverianos: ad extra, ad gentes, ad vitam.
·        Assumindo com autonomia a atividade de leigos comprometidos com o Reino, em comunhão com a família xaveriana.
·        Em comunhão e com intercâmbio com os diversos círculos formando
a mesma associação de Leigos Xaverianos da Amazônia
·        Animados pelo espírito missionário altruísta, fazendo felizes os outros, fazendo o bem, evangelizando... sempre com generosidade e solidariedade. 4º Apresentação das experiências
·        Francisco, Leigo xaveriano de Belém, que passou dois anos no Mozambique, como experto em movimentos sociais, junto com os padres xaverianos da nossa missão do Mozambique
·        O Círculo de Abaetetuba era bem animado, coordenado pela Senhora Geci. Uma grande iniciativa foi construir, na periferia da paróquia, um Oratório dedicado a São Guido, que dia 05 os padres xaverianos vão, junto com a comunidade do Santuário do Perpetuo Socorro, inaugurar.
·        Os jovens da PJX (Pastoral Juvenil Xavier) frisaram os encontros de rua, por eles organizados e cantaram para nós o canto “fazer do mundo uma só família”. Todo mundo bateu palmas. É o canto oficial também do GAMIX
·        As Irmãs Xaverianas indicaram como ponto fundamental a necessidade de favorecer novas vocações no meio do nosso povo da Amazônia.
Resumindo apareceram as seguintes propostas:
1º Favorecer a ORAÇÃO DAS HORAS, cada família na sua casa ou em paróquia.
2º Favorecer incontros de grupo de rua
3º Animar as festividade de são Guido, 05 de Novembro e de São Francisco Xavier, 03 de Dezembro, em paróquia.
4º Animar as adorações nas quintas-feiras com a comunidade paroquial, rezando as orações xaverianas, refletindo sobre temas xaverianos, e em união com todos os xaverianos no mundo que nas quintas-feiras se reúnem em oração.
5º Conhecer e amar o maior número possível de padres xaverianos, para puder encontrar momentos de colaboração nos serviços missionários através do voluntariado
6º Conhecer as missões xaverianas em particular o Mozambique que usa a mesma língua portuguesa. Como o Francisco, poderia ter outros ou outras que queiram sair da sua terra...Olha o exemplo de dona Elizete do Laranjeiras do Sul, Paraná, que gostaria fazer uma experiência missionária aqui na Amazônia, como leiga xaveriana volontária.

A santa missa celebrada juntos, celebrante e leigos/as, a partir do ato penitencial até a bênção final, passando pela partilha do evangelho e a oração da comunidade. Todos tinha algo para comunicar e enriquecer-se juntos com a doação de Cristo Jesus. Particularmente comovente foi o momento da bênção final. Lembrando a tradição popular de pedir a bênção, bênção mãeeeee..., todas as mulheres presentes foram convidadas no altar para invocar a bênção para o povo. Alguém maliciosamente notou que ficaram poucos homens para ser abençoados.

Depois do almoço fraterno, a banda do Ray e Fran tocaram até 15hs para os amigos dançarem alegremente carimbó. O canto “amigos para sempre” encerrou o nosso encontro.
Belém 03 de Novembro de 2013
Pe. Marcello Zurlo

diretor espiritual do GAMIX