sexta-feira, 10 de maio de 2013

FELIZ DIA DAS MÃES 2013




Dia das Mães 

 2013


 Maio é o mês mais bonito do ano, sobretudo para quem vive nos países com clima primaveril.
A natureza brota novamente com mil cores e flores e perfumes. É a vida que estoura brilhante, depois do longo inverno. Outro dia, no jardim da casa Xaveriana, brotou uma orquídea, branca como o lírio do campo,

que enfeitam a imagem dos santos e santas e proclamam a inocência como um valor a ser alcançado por todos.

Pensei nas palavras de Jesus: “Olhai para os lírios do campo, como crescem; não trabalham nem fiam;
contudo vos digo que nem mesmo Salomão em toda a sua glória se vestiu como um deles.
Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós, homens de pouca fé?
Buscai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”. Mt 6, 28

Todo mês de maio é dedicado, no mundo afora, a Maria, a nossa mãe do céu. O povo gosta de reunir-se, à noitinha, nas casas, para rezar o terço e compartilhar a “Palavra de Deus” do dia.
Com Maria Mãe, no segundo domingo de maio, queremos também homenagear todas as mães dos amigos xaverianos, vivas e falecidas. O GAMIX lembra com amor este dia e faz suas todas as homenagens que acontecem em cada família, em cada clube, em cada nação.
É o dia de cada mãe:mães de sangue, mães adotivas, mães educadoras, mães solteiras,mães viúvas, mães presas, mães aidéticas, mães-avós, mães doentes nos hospitais, mães pobres e mães ricas, mães negras, mulatas, indígenas, brancas, amarelas,   essas incríveis mulheres que alimentam nossa esperança no triunfo do amor e da paz.

O Dia das Mães pode ser uma celebração que reforça nossos laços familiares, abrindo janelas para o perdão, o carinho, a valorização humana e o afeto.

A festa em homenagem às mães

Festividades relativas às mães e à maternidade já existem desde a Antiguidade, quando gregos e romanos realizavam festivais em homenagem a deusas. Na Inglaterra e na Irlanda, no século 16, havia o Domingo das Mães, em que os filhos deveriam visitar anualmente a igreja de suas mães, ocasionando a reunião de parte da família. Historiadores acreditam que trabalhadores, aprendizes e servos eram liberados pelos seus senhores para visitar suas famílias. A data também servia para render homenagens a Maria, mãe de Jesus.
O Dia das Mães moderno, comemorado por todos, nós teve início nos Estados Unidos. A jovem Ann Jarvis estava em depressão porque havia perdido sua mãe e ela, junto com suas amigas, organizou uma festa em homenagem a todas as mães, vivas ou mortas. A festa ajudou a amenizar o sofrimento e Ann saiu em campanha pelo país, pedindo a instituição do Dia Nacional das Mães. A ideia foi tão boa que em pouco tempo se alastrou e, em 1914, o presidente Woodrow Wilson proclamou o Dia das Mães como feriado nacional, sendo comemorado no segundo domingo de maio.
A data se espalhou pelo mundo e hoje é comemorada nos mais diversos cantos do planeta, embora aconteça em dias diferentes, distribuindo-se pelo calendário de fevereiro até novembro. No Brasil, Getúlio Vargas decretou, em 1932, que o Dia das Mães fosse comemorado sempre no segundo domingo de maio.
A maternidade e a fecundidade da vida
A maternidade é uma das maiores glórias da mulher e uma das experiências mais profundas do amor humano e divino. Mas, para que essa valorização seja plena, deve abarcar todas as dimensões da vida humana. Para isso, precisamos da contribuição de homens e mulheres que se colocam na defesa e valorização da vida.
Nas culturas antigas, toda a dimensão feminina se concentrava na maternidade. Os povos primitivos viam na terra fecundada o símbolo privilegiado da divindade. A nossa mãe terra só podia ser fecundada mediante a intervenção dos deuses. O cosmo, por sua vez, era o lugar em que habitava a divindade. Era a morada dos deuses. A vida do povo estava estritamente ligada à mãe-terra, fonte geradora de vida e fornecedora de frutos. A mulher, assim como a terra, era fecundada, trazendo ao mundo os frutos misteriosamente surgidos de seu inesgotável seio materno.
A família em época de mudanças
O papel da mulher como mãe continua o mesmo, de orientação e de criação de seus filhos. Mas a este somam-se tantos outros, provenientes da sua posição profissional. Para conseguir dar conta de tantas atribuições e acompanhar essa mudança de papel dentro da sociedade, é necessário que seus companheiros (e também os seus filhos homens) evoluam no sentido de dividir tarefas e entender a importância do trabalho em equipe (por parte de todos os componentes da família, é claro).
Os homens de hoje não podem esperar que as mulheres se comportem como as suas mães, em relação ao convívio com seus pais. As mulheres, por sua vez, não podem criar seus filhos (principalmente os homens) como suas mães faziam.
Os filhos, que agora já não têm mais os cuidados maternos 24 horas por dia, devem preparar-se para uma vida mais independente, aprendendo a se virar desde cedo, mesmo porque, se tiverem irmãs, também mulheres modernas, estas não vão querer dar mole pra marmanjo.
Essa mudança de paradigmas não é fácil para nenhum dos dois (pai e mãe), mas com boa vontade e disposição pode-se encontrar a maneira certa de se conviver de acordo com as novas exigências. Muita coisa já mudou, mas muito ainda precisa mudar. Alguns homens (pais e filhos) já entenderam que é preciso cooperar com as tarefas domésticas, porém a maioria ainda se faz de desentendido ou ainda traz consigo aquela idéia bastante antiga de que só às mulheres competem esses afazeres e o cuidado com os filhos.

É bom refletir em família sobre algumas frases, que encontrei por aí:

·      “Mãe! Presente de Deus para minha vida”    Marcello

·      “Eu sou aquela mulher que fez a escalada da montanha da vida removendo pedras e plantando flores.”
Cora Coralina
·      “A melhor escola: os joelhos de uma mãe.”
James Russell Lowell
·      “Mãe, pra ti conjugo o verbo amar.”
Rick e Renner
·      “O coração de uma mãe é um abismo profundo em cujo fundo você sempre encontra perdão.”
Honoré de Balzac
  • ·JÓ  (cap. 1)·
Jó disse: “Nu saí do ventre de minha mãe, e nu tornarei para lá. O Senhor deu, e o Senhor tirou; bendito seja o nome do Senhor”.

  • ·ISAÍAS  (cap. 49)·
“ pode uma mulher esquecer-se de seu filho de peito, de maneira que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse, eu, todavia, não me esquecerei de ti”.

  • JEREMIAS  (cap. 1)·
“ Antes que eu te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre te santifiquei; às nações te dei por profeta”.

  • LUCAS  (cap. 1)·
Ao ouvir Isabel a saudação de Maria, saltou a criancinha no seu ventre, e Isabel ficou cheia do Espírito Santo,

  • LUCAS  (cap. 1)·
e exclamou em alta voz: Bendita és tu entre as mulheres, e bendito é o fruto do teu ventre!

  • LUCAS  (cap. 11)·
Ora, enquanto Jesus dizia estas coisas, certa mulher dentre a multidão levantou a voz e lhe disse: Bem-aventurado o ventre que te trouxe e os peitos em que te amamentaste.

  • LUCAS 7

Quando chegou perto da porta da cidade, eis que levavam para fora um defunto, filho único de sua mãe, que era viúva; e com ela ia uma grande multidão da cidade.
 Logo que o Senhor a viu, encheu-se de compaixão por ela, e disse-lhe: Não chores.
 Então, chegando-se, tocou no esquife e, quando pararam os que o levavam, disse: Moço, a ti te digo: Levanta-te.
O que estivera morto sentou-se e começou a falar. Então Jesus o entregou à sua mãe.

  • MATEUS 15

E eis que uma mãe cananéia, provinda daquelas cercania, clamava, dizendo: Senhor, Filho de Davi, tem compaixão de mim, que minha filha está horrivelmente endemoninhada.
 Contudo Jesus não lhe respondeu palavra. Chegando-se, pois, a ele os seus discípulos, rogavam-lhe, dizendo: Despede-a, porque vem clamando atrás de nós.
 Respondeu-lhes ele: Não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel.
 Então veio ela e, adorando-o, disse: Senhor, socorre-me.
Ele, porém, respondeu: Não é bom tomar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos.
Ao que ela disse: Sim, Senhor, mas até os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos.
Então respondeu Jesus, e disse-lhe: Ó mãe, grande é a tua fé! seja-te feito como queres. E desde aquela hora sua filha ficou sã.

  • MATEUS 9
E eis que certa mulher, que havia doze anos padecia de uma hemorragia, chegou por detrás dele e tocou-lhe a orla do manto;
 porque dizia consigo: Se eu tão-somente tocar-lhe o manto, ficarei sã.
Mas Jesus, voltando-se e vendo-a, disse: Tem ânimo, filha, a tua fé te salvou. E desde aquela hora a mulher ficou sã.

  • LUCAS 13

 E estava ali uma mulher que tinha um espírito de enfermidade havia já dezoito anos; e andava encurvada, e não podia de modo algum endireitar-se.
Vendo-a Jesus, chamou-a, e disse-lhe: Mãe, estás livre da tua enfermidade;
e impôs-lhe as mãos e imediatamente ela se endireitou, e glorificava a Deus.

  • MARCOS  (cap. 12)

 E chamando ele os seus discípulos, disse-lhes: Em verdade vos digo que esta pobre viúva deu mais do que todos os que deitavam ofertas no cofre;

Todos nós queremos repetir o pensamento de Jesus: Aquelas nossas mães, amigas xaverianas, deram tudo o que tinha, deram para nós o amor-doação. Acabei de assistir ao video “As aventuras de PI”. Depois de dias no oceano, o jovem indiano PI, no mesmo barco com um tigre, conseguiu pegar um peixe pra comer ele e o tigre e disse: “Obrigado, Senhor, porque vieste em forma de peixe para salvar nossa vida”. Também nós do GAMIX queremos repetir: “Obrigado, Mamãe, porque vieste em mil formas diferentes para educar-amar-perdoar-salvar nossa vida”




Pe. Marcello Zurlo
Diretor espiritual do GAMIX
Belém 12 de maio de 2013