sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Espiritualidade de São Guido Maria Conforti em centelhas


ESPIRITUALIDADE DE SÃO GUIDO EM CENTELHAS 
                   
·         ‘In omnibus Christus" “Cristo tudo em todos” (lema de São Guido)
·        "Caritas Christi urget nos" – “O amor de Cristo nos impulsiona para fazer do mundo uma só família”.
  • "Seja por todos conhecido e amado nosso Senhor Jesus Cristo”.
  •  “Amai-vos como irmãos e respeitai-vos como príncipes”
·        “Eu não venho agora solicitar o vosso óbolo. Venho vos propor algo de bem maior. Se o Senhor o quer, se vos sentis capazes disso, venho em nome de Deus vos pedir o sacrifício da vossa juventude, da vossa capacidade, das vossas energias e dos afetos mais legítimos e mais caros. É um grande sacrifício o que vos proponho, mas vô-lo peço em nome daquele que antes deu a si mesmo para nós e prometeu de reconhecer como seus irmãos aqueles que nisso cumprirão a vontade de seu Pai” (Dom Guido aos Jovens).

·                 “É verdade que as vocações entre nós hoje não abundam, mas isso é unicamente porque o ideal missionário, o mais sublime entre todos, não é promulgado nesses últimos tempos como teria sido necessário, de modo que se tornou quase desconhecido à nossa geração”. (Dom Guido aos jovens)

  • “E ao despedir-me de vós, permiti que, resumin­do o que já foi dito, eu exprima um voto: o voto de que a característica que deverá distinguir os mem­bros presentes e futuros da nossa Pia Sociedade, seja sempre a resultante destes coeficientes:
—        Espírito de Fé viva que nos faça ver a Deus, procurar a Deus, amar a Deus em tudo, exci­tando em nós o desejo de propagar seu Rei­no por toda a parte;
—        Espírito de Obediência pronta, generosa, constante em tudo e a todo custo, para alcan­çar a vitória prometida por Deus ao homem obediente;
—        Espírito de Amor intenso pela nossa Família Religiosa, que devemos considerar como Mãe e de caridade a toda prova pelos membros que a compõem”. (Carta-testamento 10).


  • ”E neste momento em que sinto toda a suavidade da caridade de Cristo, muitíssimo mais forte de que todo afeto natural e dominado pela grandeza que nos une numa só família, abraço com efusão do co­ração, como se aqui estivessem presentes, todos quantos deram o nome a nosso Pio Sodalício e a quantos irão dá-lo no futuro; e para todos invoco de Deus na minha grande indignidade, o espírito dos Apóstolos e a perseverança final.
Com o anelo que todos um dia nos encontremos no Céu, nessa mesma pátria bendita, depois de ter­mos sido membros da mesma família na terra, eu vos abençôo.
Parma, em nossa Casa Mãe, 02 de julho de 1921.
Affmo in Corde Jesu Guido M. Arc. Bispo”.
(Carta-testamento 11)